quarta-feira, 7 de novembro de 2007

João.

Hoje eu assisti a minha terceira aula sobre João Guimarães Rosa, sem dúvidas, a melhor. A primeira foi a de Eliene, na qual eu já conhecia a obra (uma parte) de João e por isso (pelo menos eu acho que foi por isso) eu não gostei muito, pra mim ela não teve a emoção que deveria ter ao dar João Guimarães Rosa, mas isso pode ser um gosto pessoal dela, então eu não posso critica-la. Aliás, isso não é uma critica, é apenas uma observação, e uma reflexão necessária para que se entenda o contesto em que eu chegarei.
A segunda aula foi a de Renatinha, nesse domingo que passou. Essa foi melhor, porque Renatinha gosta de Guimarães, e isso é notório em sua aula. Ela fala dele com amor, com admiração e, pra mim, isso é muito importante, pois além de eu gostar muito de Guimarães, é mais fácil entende-lo quando uma pessoa que, realmente, gosta de sua obra o descreve.
A terceira aula foi a aula de Flávia, hoje. Caramba, se Renatinha gosta
de Rosa, Flávia ama. De fato, essa aula valeu por todas do ano. Eu entendi toda a complexidade, intensidade, e simplisidade de Guimarães e isso me deu mais maturidade para ler Grande sertão: veredas. Além disso, eu me apaixonei ainda mais por ele e por sua obra. O cara dominava 10 linguas diferentes, e entendia mais umas 10. Era auto didata, médico, escritor, e ouvidor dos "causos" de seus pacientes. Ele poderia muito bem, com o conhecimento que ele tinha, escrever eruditamente, no entanto, ele escreve coisas tão simples, tão lindas que às vezes doem na alma (da umas alfinetadas assim, sabe?).
É por essas e outras que eu admiro tanto esse escritor. Leiam João Guimarães Rosa, ele ajuda a entender um pouco mais o país em que nós vivemos, e entender um pouco mais a alma da gente.
:)

Nenhum comentário: