domingo, 31 de outubro de 2010

Modernidade?

Em 2007 o tema da redação da UFPE foi "O ser humano está mesmo evoluindo? Em que
aspectos?" e eu escrevi sobre a incomunicabilidade dos seres humanos. Escrevi na redação tudo que aprendi com Flávia e muitas das idéias que ela tinha, o resultado foi bom e me fez pensar muito no tema. Hoje eu me peguei pensando novamente sobre isso...sobre o papel que a internet tem na vida das pessoas atualmente. Pensei isso porque hoje as pessoas se preocupam tanto na vida das outras, mas tanto, que chegam a viver a vida dos outros esquecendo da delas. Pode parecer clichê, mas é verdade. Quantas pessoas você segue no twitter que nem te conhecem e você conversa, fica triste com suas frustrações, quer saber o que a pessoa come, com quem saiu e etc...mas com quantas das pessoas que você segue no twitter que te conhecem você tem esse cuidado? Não é só curiosidade de fã...é a admiração do homem por tudo que não é seu, que é dos outros, afinal a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa.
Quer ver outra prova disso, quantas pessoas que você conhece (ou mesmo você) não entram no orkut/facebook das pessoas pra saber o que a pessoa anda fazendo, se tá namorando, qual banda curte e etc...não seria mais fácil conversar com essa pessoa e ir descobrindo-a aos poucos? Mas não temos tempo, nunca temos, estão sempre a cem e com o sinal fechado.
É a evolução do homem e a involução, apesar de temos redes sociais, celulares que fazem de tudo um pouco, nos comunicamos muito mal. Falamos muito, dizemos pouco, nos preocupamos em agradar, em dar satisfação a pessoas que nem conhemos e desprezamos nossa família, nossos amigos. Estamos tão perto e tão longe ao mesmo tempo...indiferentes. O ser humano está evoluindo? Em que aspectos?

Nenhum comentário: